Av. Presidente Wilson, 5445 - Vila Independência - São Paulo - SP - CEP: 04220-001 11 97123-1060 11 97123-7141 11 2066-2100

Tubo Condensador ASTM A 179

Conheça - Tubo Condensador ASTM A 179

Tubo Condensador ASTM A 179

Condensador ou trocador de calor são equipamentos utilizados para realizar a troca de calor entre dois ambientes. O seu objetivo consiste em realizar a troca de fluidos que apresentam-se em temperaturas distintas, de um meio para o outro, sendo que estes meios podem estar em contato direto, ou então separados por uma parede sólida.

A utilização do condensador é indispensável em sistemas de aquecimento e de refrigeração, como por exemplo, ar condicionado, refinarias, usinas açúcar, empresas de gás natural, entre outros. Eles permitem uma maior eficiência no funcionamento do sistema, realizando a troca de calor de forma rápida. O equipamento pode ser utilizado também para realizar a troca de: óleo e água, líquidos e sólidos, vapor e água, etc.

Para realizar essa troca com mais eficiência é preciso usar tubos que possuem maior resistência, como os trocadores de calor ASTM A179. São tubos que apresentam mais durabilidade, devido aos componentes usados em sua fabricação, por isso são capazes de fazer a transferência térmica entre duas fontes.

Dierenciais do Tubo de Troca de Calor Astm A179

O tubo condensador pode ser usado em diversos ambientes e está disponível em diferentes modelos. A forma de sua utilização varia de acordo com a finalidade que deseja alcançar com este produto.

Os tubos condensadores são práticos e promovem uma melhor troca de calor para sua indústria ou empresa de forma eficiente e rápida.

Os tubos condensados ASTM A179 são protegidos contra a ação oxidante por meio de uma camada de óleo protetor. Além disso, são entregues sem rebarbas nas extremidades, pois são cuidadosamente endireitados à máquina.

Como todos os equipamentos industriais, os tubos de troca de calor ASTM A179 têm o Certificado de Ensaios. Para obter essa certificação, os tubos condensados passam por uma análise química, testes tecnológicos e térmicos, de propriedades mecânicas, ensaios não destrutivos entre outros.

Apesar de terem um investimento acessível e baixo custo de manutenção, é de extrema importância que um profissional faça a instalação desse equipamento para garantir melhor desempenho e segurança.

Tipos de Tubo Condensador

É possível encontrar os tubos condensadores com diferentes nomes e para as mais distintas finalidades, tais como:

  • Trocadores / Recuperadores – Realiza a troca de dois fluídos.
  • Condensadores – São utilizados como trocadores de calor, eles atuam como refrigeradores removendo o calor, para isso utiliza-se água.
  • Refrigeradores – Resfriam a temperatura presente no fluxo de processo, também usa a água para resfriar.
  • Aquecedores – Trocadores de calor usado como aquecedor, este processo acontece através do vapor de água saturado, em muitos casos como um fluido de aquecimento. Neste caso o óleo lubrificante e quente das máquinas pode também ser utilizado.
  • Refletores – Fornecem energia no estado de vapor (calor latente) e transferem para as colunas de destilação.
  • Evaporadores – Este equipamento faz a evaporação de água ou outro solvente utilizado na indústria.
  • Vaporizadores – São utilizados para realizar a vaporização de fluidos, exceto água. São conversores de calor, podem converter o calor latente em calor de vaporização.

Informações Técnicas do Tubo Condensador de Troca de Calor Astm A179

Confira as especificações técnicas do tubo ASTM A179:

  • Fabricação: Para a fabricação dos trocadores de calor é utilizado carbono, fósforo e enxofre. Suas dimensões externas podem variar de 3,20 e 76,20mm. Eles seguem os parâmetros indicados na ASTM A 450 – ABNT EB 204, por isso, devem ser tratados em temperatura superior a 650ºC.
  • Especificações mecânicas: Os tubos condensadores devem ser submetidos a uma análise para verificar a dureza dos materiais, que não podem ultrapassar a marca de 72 HR. Além disso, outros testes devem ser realizados, como por exemplo, de flangeamento, expansão e achatamento. A amostra para análise deverá ser de 2 tubos para um lote de 250.
  • Outros testes: Além dos testes mencionados acima, os equipamentos devem ser submetidos a testes hidrostáticos, não destrutivo (Partículas Magnéticas, Eddy Current ou com líquidos penetrantes).
  • Manchas: Devido ao processo de fabricação, é possível que hajam manchas de ferrugem ou até mesmo porosidades leves.
  • Propriedades mecânicas: Limites de ruptura em mínimo ksi (MPa): 47 (352) – Alongamento A5, mínimo de 35% – Limite de Escoamento de no mínimo ksi (MPa): 26 (180).

Onde Comprar Tubo Condensador

Para garantir a segurança e maior eficiência do sistema de transporte de calor, é preciso que os equipamentos adquiridos sejam de qualidade e com garantia de procedência. Cada detalhe na hora da escolha da empresa ideal faz a diferença na finalização do seu projeto.

Por isso, procure uma empresa consolidada, como a Aços Vic para realizar os pedidos de tubos conforme norma ASTM A179. A Aços Vic está a mais de 50 anos no mercado de tubos trefilados de precisão e se tornou referência no fornecimento de tubos para indústrias e empresas do segmento de autopeças, linha branca etc…

A Aços Vic é uma empresa inovadora, que desde 2008, investe na produção de peças semiacabadas e no manuseio de tubos trefilados. Tem como principal característica o compromisso com o cliente e a pontualidade na entrega. Cada cliente tem um atendimento personalizado e suas demandas são atendidas com responsabilidade.

Para saber mais sobre o fornecedor, entre no site www.acosvic.com.br e confira todos os serviços prestados pela empresa.

Gostou? compartilhe!


Solicite um orçamento