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Código de Conduta/Política da Qualidade

Código de Ética dos Colaboradores e Fornecedores

Introdução

Este código de ética tem como objetivo orientar os negócios e a conduta dos nossos colaboradores e fornecedores, deixando transparente o que se espera de todos os envolvidos. Nele, estão descritos as orientações sobre atitudes e responsabilidades, explicitando a postura da empresa com os públicos aos quais interage.

Sobre a empresa

A Aços Vic, com mais de 50 anos de existência, é uma trefiladora a frio de tubos de precisão e que pertence ao setor metal mecânico e atualmente conta com 3 linhas de produtos:

  • Tubos trefilados de precisão com e sem costura;
  • Peças Semiacabadas; e
  • Serviço de tratamento térmico com e sem atmosfera controlada.

Crenças, Missão, Visão e Valores

CRENÇAS

Só é possível conquistar e preservar a confiança do mercado se trabalharmos com dedicação e honestidade.

MISSÃO

Atender as necessidades do mercado consumidor de tubos trefilados de precisão, visando a satisfação dos clientes, retornos financeiros, garantindo a sustentabilidade no negócio.

VISÃO

Ser reconhecido como referencia entre os trefiladores, inspirando, sobretudo, credibilidade e confiança perante o mercado a e comunidade.

VALORES

Incentivo à melhoria contínua, a gestão participativa e um ambiente colaborativo e ético com foco no bem-estar dos colaboradores. Corresponsabilidade no cumprimento de metas. Transparência dos resultados e comprometimento social.

Política da Qualidade

A Aços Vic Ltda. tem por objetivo o aperfeiçoamento constante de suas condições de competitividade no mercado em que atua, e para tanto se propõe a:

  • Comprometer a empresa como um todo no atendimento as expectativas dos clientes externos, especialmente quanto a relação preço-qualidade, prazo e atendimento;
  • Estimular o desenvolvimento técnico e cultural de seus colaboradores como ferramenta na busca da eficiência e da eficácia na execução de suas tarefas;
  • Criar condições excelentes de relacionamento, segurança e saúde no ambiente de trabalho e atuar com responsabilidade perante os parceiros externos;
  • Incrementar continuamente novas tecnologias.

Ambiente de trabalho / Público interno

Não admitimos dos nossos colaboradores nem dos nossos fornecedores e prestadores de serviço, os seguintes comportamentos:

  • Uso de mão-de-obra infantil e o trabalho antes dos 16 anos (exceto na condição de aprendiz, entre 14 e 24 anos, atendendo a lei 10.097/2000);
  • Exploração de trabalho escravo ou forçado;
  • Discriminação de qualquer tipo, incluindo discriminação devido à idade, raça, cor, nacionalidade, orientação sexual, gênero, orientação política, religião ou credo, deficiências ou limitações físicas, origem geográfica e classe social, aparência física, problemas de saúde e portadores de HIV;
  • Conduta que cause constrangimento ou seja desrespeitosa com subordinados ou outras pessoas da empresa, tais como palavras ofensivas, intimidação, assédio sexual e agressão psicológica ou física;
  • Uso de apelidos ofensivos (aqueles que o apelidado manifeste seu desagrado pelo uso);
  • Consumo de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas ou estar sob o efeito destas durante a jornada de trabalho ou a serviço da empresa;
  • Comportamento ilegal, antiético, práticas de suborno ou de má conduta onde qualquer membro da organização possa obter vantagens pessoais.
  • Práticas comerciais ou de qualquer natureza abusivas com cliente, parceiros e fornecedores que possam ser interpretadas como uma conduta não profissional.

Mantemos privacidade dos nossos empregados no que se refere a informações sensíveis (inclusive médicas) obtidas e mantidas sob responsabilidade da área de Recursos Humanos.

Remuneração

Proporcionamos ao nosso pessoal uma remuneração que satisfaça pelo menos os padrões mínimos da indústria. Não fazemos deduções dos salários por razões disciplinares, exceto nos casos previstos em lei.

Relação com Sindicatos

Entendemos a importância dos sindicatos e suas iniciativas, respeitando o direito dos colaboradores de se filiarem ao sindicato de sua categoria. Também mantemos acordo coletivo e disponibilizamos informações básicas a todos os nossos funcionários sobre direito e deveres da categoria, tais como

  • Reajustes;
  • Contribuições sindicais;
  • Benefícios;
  • Etc.

Relação com Clientes

Na relação com seus clientes, a Aços Vic se compromete a:

  • Atender com cordialidade e eficiência;
  • Entregar o que foi prometido;
  • Não sacrificar a qualidade dos seus produtos;
  • Não permitir suborno ou vantagem pessoal para obtenção de decisão de compra de produtos ou serviços;
  • Manter proteção à privacidade das informações confidenciais do cliente;

Relação com Fornecedores e Prestadores de Serviços

Adotamos, com fornecedores e prestadores de serviços, uma postura de transparência e imparcialidade, de forma a preservar a confiança mútua e contribuir para a construção de um relacionamento duradouro. Estimulamos os fornecedores e prestadores de serviços a adotarem práticas de gestão orientadas pelos mesmos princípios éticos seguidos pela nossa empresa.

Concorrência

Entendemos que a livre concorrência é um fator que proporciona a inovação e melhoria da qualidade de produtos e serviços. Para que a livre concorrência seja exercida de maneira leal, proibimos nossos colaboradores de:

  • Divulgar informações ou discutir com concorrentes condições de comercialização;
  • Promover produtos e serviços da empresa através da demonstração de deficiências de produtos e serviços de seus concorrentes.

Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

A empresa fornece aos colaboradores de forma regular, instruções eficazes de saúde e segurança, inclusive mantêm instruções no próprio local de trabalho. Tais procedimentos são repetidos para novos funcionários.

Atividades políticas

É proibido aos colaboradores da empresa, exceto se devidamente autorizado pela Diretoria:

  • Qualquer participação em campanhas ou atividades políticas e/ou partidárias, valendo-se do nome da Aços Vic;
  • Efetuar contribuições ou presentear representantes do governo, partidos políticos ou candidatos em nome da Aços Vic.

Órgãos de imprensa

Qualquer contato com órgãos de imprensa deve ser feito pela Diretoria ou colaboradores devidamente autorizados pela mesma

Ao identificar veiculação incorreta de dados ou notícias que afetem a imagem da empresa, os colaboradores devem informar imediatamente a Diretoria.

Conflito de interesses

As seguintes condutas são proibidas:

  • Desenvolver paralelamente ao seu trabalho na empresa, direta ou indiretamente, atividades concorrentes e/ou complementares aos negócios da empresa, sem expressa autorização da Diretoria, exceto em casos de atividades de cunho acadêmico;
  • Ser titular ou sócio de empresa ou de qualquer atividade econômica que possa representar conflito de interesse com a empresa;
  • Utilizar ou repassar a terceiros, sem autorização da Diretoria, informações confidenciais;
  • Fazer palestras, seminários ou trabalhos acadêmicos sobre os processos da empresa, sem autorização da Diretoria;
  • Receber presentes, benefícios ou vantagens de qualquer espécie e natureza de fornecedores, clientes, parceiros ou concorrentes acima do limite de R1 100,00 em épocas comemorativas.

Uso de equipamentos, recursos e meios eletrônicos

A utilização dos recursos de informática fica sujeito ao regulamento interno próprio.

Política Antisuborno

A Aços Vic tem a política de cumprir todas as práticas antissuborno e anticorrupção aplicáveis as suas atividades. Também é política da empresa exigir que fornecedores, terceiros e parceiros comerciais cumpram com essas mesmas práticas. A efetiva realização de pagamentos ou o oferecimento de cortesias comerciais ou qualquer outra coisa de valor pode violar a conduta antissuborno e anticorrupção. Os funcionários da Aços Vic estão proibidos de receber, oferecer ou pagar subornos, além de receber ou fornecer qualquer tipo de cortesia comercial ou outras coisas de valor para os fins de recompensar um desempenho, uma função ou atividade.

Desvio de Conduta e Escalação

Todos os colaboradores devem trabalhar para assegurar ações imediatas e adequadas contra as violações deste Código de Ética. Entretanto, em algumas situações é difícil determinar se uma ação resultará, ou já resultou uma violação. Estes são os passos que os colaboradores da organização devem ter em mente diante de uma possível situação de violação do Código:

  • Tenha certeza de possuir todas as informações;
  • Use o seu bom julgamento e o seu bom senso;
  • Se você não está seguro sobre o que fazer em uma situação, procure orientação antes de agir.

A organização não permitirá a retaliação ao colaborador que relate de boa fé, uma má conduta, um comportamento ilegal antiético.

Desvio de conduta com base neste Código de Ética deve ser relatado diretamente ao representante de Recursos Humanos.

A Direção - SP – Agosto/2017


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